Notícias



Turismo cria fundo de capital de risco
Jornal de Negocios


O sector do turismo vai poder contar com mais 15 milhões, através de um novo fundo de capital de risco. Designado Turismo Crescimento, o instrumento foi constituído ainda em 2017 e conta com uma duração inicial de 12 anos.

"O fundo tem como objectivo investir em empresas com potencial de crescimento e valorização, que possibilitem a criação de emprego e que contribuam para o desenvolvimento do sector do turismo, através de projectos enquadráveis nos eixos estratégicos da Estratégia Turismo 2027", explica fonte oficial da Secretaria de Estado do Turismo. Nesta lista contam-se projectos de expansão, internacionalização ou de melhoria de competitividade, que já tenham iniciado a produção e/ou comercialização dos seus produtos e serviços.

Este novo fundo, o Turismo Crescimento, foi constituído junto da Portugal Ventures e faz parte de um conjunto de instrumentos financeiros específicos para o sector, que têm como objectivo último "dinamizar o investimento" nesta área.

No Programa Nacional de Reformas, a que o Negócios teve acesso, o instrumento surge ao lado de outras linhas já apresentadas pelo Executivo, como os 150 milhões de euros para o Revive, programa que entrega património público degradado a terceiros, para que estes o possam recuperar e explorar.