Notícias



Preços das casas vão continuar a subir, mas mais devagar
Jornal de Negocios


O preço das casas em Portugal vai continuar a subir, antecipa o Banco de Portugal, nas suas projecções para a economia nacional, para o período de 2018 a 2020. Ainda assim, por enquanto o banco central não encontra motivos para alarme no mercado imobiliário e espera que o crescimento dos preços seja mais contido.

"Ainda que [os preços da habitação] continuem a crescer acima dos preços no consumidor", deverão andar mais devagar, antecipa o Banco de Portugal, no boletim publicado esta quarta-feira, 28 de Março.

Conforme explica o banco central, este comportamento deverá acompanhar a tendência do crescimento do investimento na habitação, que foi mais forte em 2017, mas agora deverá perder dinamismo.

No ano passado, o investimento em habitação (medido pela formação bruta de capital fixo) "apresentou um crescimento próximo de 6% em 2017", diz o boletim. A explicar esta melhoria do investimento em habitação esteve um conjunto vasto de factores.

Foi por isso que, apesar das famílias ainda continuarem com níveis elevados de endividamento, foi possível ver o investimento em habitação crescer tanto. Ora, o que o Banco de Portugal espera é que este dinamismo se atenue, passando os níveis de investimento para valores em torno dos 2,8% do PIB até 2020.

Factores que explicam melhoria do investimento em habitação

1. Manteve-se o acesso a financiamento com taxas de juro baixas;
2. O mercado de trabalho foi progressivamente melhorando;
3. O investimento na habitação tornou-se mais rentável do que outros investimentos de longo prazo, nomeadamente de menor risco;
4. E a procura por não residentes aumentou, nomeadamente com os níveis do turismo a crescer muito.