Notícias



Sequestrador em supermercado francês foi abatido
Jornal de Notícias


A "BFM TV" revelou há pouco que do sequestro resultaram dois mortos. Uma das vítimas será um funcionário do supermercado.

Minutos antes de entrar no supermercado, terá matado outra pessoa para roubar um carro. O suspeito acabou por ser abatido pela polícia, horas depois do início do sequestro e após os reféns terem sido libertados.

Três ataques

Tudo começou esta manhã, quando o suspeito roubou uma viatura em Carcassone, atirando sobre o condutor, que ficou gravemente ferido, e depois sobre o passageiro, que morreu.

Pouco depois, surpreendeu quatro agentes da polícia que corriam na rua, perto da caserna onde estão colocados, em Carcassone. Disparou sobre o grupo, ferindo um dos agentes, que recebeu os primeiros-socorros no local, dado pelos colegas.

Segundo a BFM TV, o mesmo indivíduo terá seguido depois para um supermercado em Trèbles, onde fez reféns e matou duas pessoas.

O homem, que afirmou agir em nome do grupo 'jihadista' Estado Islâmico, entrou no Super U cerca das 11:00 (10:00 em Portugal Continental). O sequestrador terá também gritado "Deus é grande", em árabe.

O automóvel do atacante foi também detetado no parque de estacionamento do supermercado. A viatura foi identificada, através da matrícula, como a mesma usada durante o ataque aos agentes policiais na rua.

Agente voluntariou-se para salvar mulher

O sequestrador estava armado com uma faca, uma pistola e granadas, escreveu o "Le Figaro".

A Reuters revelou que o sequestrador chegou a estar acompanhado de um polícia dentro do edifício, depois dos outros reféns terem sido libertados. O agente ofereceu-se para trocar de lugar com uma mulher sequestrada e, avança o "Le Figaro", ficou ferido.

A polícia montou uma grande operação no local, que está cercado.

O primeiro-ministro francês está também a caminho de Trèbes e declarou que "as informações disponíveis" levam a pensar de que "se trata de um ato terrorista".

Já conhecido das autoridades

O sequestrador será um marroquino radicalizado, já conhecido pelas autoridades, e estará a pedir a libertação de Salah Abdeslam, o único dos autores ainda vivo dos atentados de Paris, em novembro de 2015, em que morreram 189 pessoas.

O polícia baleado na rua encontra-se em estado estável, informou o "Le Figaro". A bala perfurou o pulmão e passou a três centímetros do coração, revelaram as autoridades.

Trèbes fica a 10 quilómetros de Carcassone, no sul de França.