Notícias



emov. Empresa de carsharing “eléctrica” chega a Lisboa
Observador


emov é como se chama o primeiro serviço de carsharing em Lisboa que disponibiliza uma frota integralmente composta por veículos eléctricos, pelo que se define como uma proposta de “mobilidade mais sustentável e inteligente”.

À disposição dos clientes que queiram deslocar-se pela capital portuguesa vão estar 150 Citroën C-Zero, o eléctrico escolhido para o lançamento deste serviço em Portugal. Isto depois de Madrid ter sido a primeira cidade onde a emov se lançou no carsharing na modalidade de free floating – o que significa que os utilizadores podem aceder a qualquer veículo emov estacionado nas ruas através do smartphone.

Por cá, vai manter-se essa modalidade, com a nota enviada à imprensa a realçar que, “entre as vantagens do serviço, inclui-se a possibilidade de deixar a viatura estacionada em áreas de estacionamento reguladas, dentro do perímetro de utilização do serviço, sem ter que pagar por isso”. O comunicado acrescenta ainda que nas imediações do aeroporto vai haver uma área reservada à emov, para que os clientes possam fazer assim a ligação à cidade.

Para utilizar o serviço, basta descarregar uma app dedicada, compatível com sistemas iOS e Android. A aplicação permite não só reservar gratuitamente um Citroën C-Zero com 20 minutos de antecedência, como abrir e fechar a viatura, não havendo lugar a qualquer pagamento até que o cliente comece a utilizar o veículo.

Contudo, o comunicado não especifica qual é o “perímetro de utilização do serviço”, nem que tarifas serão praticadas. O Observador tentou obter estas informações junto da PSA – a emov é uma empresa espanhola nascida da aliança entre a Eysa e a Free2Move, a nova marca de serviços de mobilidade do Grupo PSA – mas, até ao momento, sem sucesso.