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Autocarro autónomo vai ligar praias de Cascais
Dinheiro Vivo


Os primeiros testes ainda não arrancaram mas as metas já estão traçadas: até final do ano, Cascais quer ligar São João do Estoril a Carcavelos por autocarro autónomo. Opercurso não tem mais de 14 quilómetros, mas representa uma nova fase para Cascais que já dá cartas lá fora quanto smart city. Neste momento, a vila está “a finalizar o processo que permitirá testar o veículo dentro das instalações da Câmara”, e até final do ano, poderá haver passageiros reais a usufruir deste veículo, adiantou ao Dinheiro Vivo, Miguel Pinto Luz, vice-presidente da Câmara de Cascais.

O autarca tem sido o grande mentor dos projetos tecnológicos do município e tem-se esforçado por colocar Cascais entre as ‘cidades inteligentes’ mais avançadas da Europa. Foi com esse mandato que, por exemplo, em janeiro, o autarca foi à CES, a maior feira de tecnologia do mundo, e na última semana à MIPIM, em Cannes, onde se reuniram os maiores players do setor imobiliário, para falar de urbanismo e desenvolvimento sustentável. “É o cidadão que lidera a transformação, não andamos a fazer apps pela tecnologia, fazemo-las porque queremos melhorar a vida dos cidadãos”, destacou ao Dinheiro Vivo. Para este projeto escolheu um parceiro português da região de Coimbra, que está a ultimar os detalhes que vão pôr o autocarro a andar. Findo este processo, “o primeiro teste arrancará dentro de um mês”. O circuito de teste deverá ser realizado na Adroana onde a autarquia tem um complexo municipal multiserviços, que permite fazer a circulação entre os vários edifícios, como se se estivesse a fazer o normal transporte dos funcionários, mas sem utilização das vias públicas, que exigiriam outras licenças. “Se o teste dentro das instalações correr bem, até final deste ano o nosso compromisso é ter um troço a unir São João e Carcavelos totalmente em veículo autónomo”, assegura Miguel Pinto Luz, que prefere, para já, não avançar valores de investimento. O novo autocarro surge dentro do Mobi Cascais, o sistema de mobilidade integrada que a Vila introduziu no verão de 2016. O projeto já promove a utilização de bicicletas, e criou 1280 lugares de estacionamento gratuito; agora a tecnologia inteligente vai dar novo salto, equiparando o município a uma qualquer grande cidade norte-americana. “Esse operador tem a obrigação de apresentar soluções inovadoras de mobilidade. E foi nesse contexto que surgiu este projeto [do autocarro]”, destaca Pinto Luz que, desde que prometia a criação de uma área específica para testar carros autónomos já este ano.