Notícias



“Há uma grande curiosidade dos alemães em descobrir Portugal”, diz Caldeira Cabral
Ambitur


O ministro da Economia afirmou, em entrevista à Ambitur.pt, que “o turismo tem crescido muito e bem no mercado alemão”. Manuel Caldeira Cabral falava no arranque da ITB Berlim, na Alemanha, referindo que “Portugal tem para oferecer mais do que sol e praia e mais do que cidades fantásticas. Tem também muitas outras regiões do país que estão ainda por descobrir e que têm ofertas muitos interessantes para o mercado alemão”.

Depois de confrontado com resultados “muito interessantes” em 2017, em que o valor gasto por turistas alemães em Portugal cresceu 17%, Caldeira Cabral defende que há neste mercado “um potencial muito grande de crescimento” neste ano.

Crescimento deverá manter-se
Olhando para 2018, o ministro da Economia reconhece que “há espaço para continuar crescer”, porém “temos de trabalhar para que isso aconteça. “As expetativas com a distinção de ‘Melhor Destino do Mundo’ subiram muito, agora temos de estar à altura”, afirma.

Segundo Manuel Caldeira Cabral, a prioridade para 2018 é “garantir a sustentabilidade do crescimento turístico”, pelo que será feita uma “aposta muito forte” no aumento da capacidade aérea, sobretudo durante a época baixa, sem esquecer a promoção de rotas já existentes.

O ministro lembrou, ainda, que parte da estratégia assenta na diversificação da oferta “para que os turistas que já visitam Lisboa e o Porto passem a visitar também o Douro, o Centro ou o Alentejo e possam estender a sua estadia em Portugal, visitando outras partes do território”. “Quando se apresentam outros aspetos de Portugal as pessoas aderem, estão interessadas e convertem esse interesse em visitas”, alega.

Para Caldeira Cabral, outro dos desafios é o de diversificar os mercados que chegam ao país. Exemplo disso mesmo são a China, os Estados Unidos e o Brasil, mercados que “não eram emissores” e que “estão a crescer de forma muito forte”, observa.

Sobre a estratégia de valorização dos recursos humanos, o ministro justificou a aposta do Governo nesta área salientando que “o turismo é feito de pessoas para pessoas”. “A formação é algo em que temos de apostar sempre se quisermos que este crescimento que estamos a ter hoje se prolongue no futuro”, refere, sublinhando que garante “aos empresários que estão a crescer a oportunidade de encontraremprofissionais à altura dos seus empreendimentos e investimentos”.

O responsável fez ainda questão de frisar que o Governo português incluiu o turismo como uma das cadeias de valor para a Indústria 4.0, com o objetivo de reforçar as competências do digital. “Foram os próprios empresários que identificaram isso como algo estratégico para o seu negócio”, garantiu.