Notícias



PSA e Qualcomm em parceria para acelerar comunicação entre veículos e entre as coisas
Fleetmagazine


O Grupo PSA e a Qualcomm Technologies, Inc., subsidiária da Qualcomm Incorporated (NASDAQ: QCOM) estão a acelerar o processo de integração da tecnologia de comunicação C-V2X (Cellular Vehicle-to-Everything).

A tecnologia C-V2X é uma solução de comunicação entre diferentes veículos e entre estes e as infraestruturas, contribuindo para aumentar a segurança rodoviária, para melhorar o fluxo de tráfego nas estradas e para implementar a condução automatizada.

Comunicando entre si, os veículos poderão assinalar eventuais perigos que surjam nos limites das estradas, como viaturas que circulem a baixa velocidade ou que se encontrem imobilizadas.

Objetivos dos testes desta tecnologia, primeiro passo para a implantação das comunicações 5G no setor automóvel que possibilitem a comunicação direta entre os veículos.

Esta tecnologia destina-se a ser explorada no âmbito do sistema de transportes inteligente (STI), fazendo-se as comunicações através das redes dos operadores de telecomunicações comerciais.

Desde os primeiros testes realizados em fevereiro de 2017, ambas as empresas estão a colaborar nos testes da tecnologia C-V2X, segundo as especificações da parceria de 3ª geração (3GPP – 3rd Generation Partnership Program) na banda dos 5,9 GHz (PC5).

Na sua próxima versão, a tecnologia C-V2X irá integrar uma função 5G New Radio (NR) que permitirá a conectividade em banda larga de muito baixa latência, de uma alta fiabilidade para utilizações avançadas de condução autónoma, nomeadamente através de sensores de banda larga, partilha de conteúdos e atualizações de mapas 3D de alta definição.