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Problema nas matrículas continua a penalizar dados das vendas de automóveis
Jornal de Negócios


O problema com a emissão de matrículas está "totalmente ultrapassado", mas afectou os dados das vendas de automóveis de Fevereiro ainda reflectem a verdadeira evolução do mercado.

Segundo a ACAP, "pelo segundo mês consecutivo o apuramento estatístico do mercado não reflecte a actividade dos operadores que se viram impedidos de matricular todos os veículos que pretendiam devido a um problema informático na Autoridade Tributária e Aduaneira".

Em declarações no Parlamento, o presidente do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) garantiu a 28 de Fevereiro que os atrasos na emissão de matrículas que se verificaram no início do ano "está ultrapassada".

Eduardo Feio explicou que o problema ficou a dever-se à entrada em vigor de um novo programa informático, mas salientou que a situação, que afectou a emissão de matrículas de veículos novos " está completamente ultrapassada".

No comunicado com a divulgação dos dados das vendas de Fevereiro, a ACAP salientou que este problema "impediu a normal emissão de matrículas no mês de Fevereiro, existindo casos em que os operadores representantes legais de marcas de automóveis liquidaram o Imposto Sobre Veículos não tendo, no entanto, sido atribuídas as respectivas matrículas".

Desta forma, os "resultados estatísticos terão de ser analisados neste contexto", até porque "no apuramento de Fevereiro incluem-se matrículas que não foram atribuídas em Janeiro devido à ocorrência do mesmo problema há um mês atrás".

Vendas crescem 4,1%

No mesmo comunicado, a ACAP revela que o mercado de veículos automóveis novos registou 41.413 novas matrículas, o que representou um crescimento homólogo de 4,1%.

As vendas de ligeiros de passageiros cresceram 4,1% e nos ligeiros de mercadorias o crescimento foi de 3,1%.

Na análise às vendas por marca, a Renault mantém a liderança, com um crescimento 10,9% e um reforço da quota de mercado para 13,87%. Em segundo lugar permanece a Peugeot, com um aumento de vendas de 8,9%.

A Mercedes-Benz aparece em terceiro lugar entre as marcas mais vendidas nos dois primeiros meses do ano, com um aumento de 3,9% nas vendas, enquanto a BMW sobe para quarto apesar de as vendas terem recuado 3,4%.

A Volkswagen desceu para sexto lugar, depois de ter sofrido uma queda de 24,2%, embora esta descida possa estar relacionada com o problema do registo das matrículas.