Notícias



A minha conta do Facebook foi violada? E agora?
Exame Informática


Já não é a primeira vez que surgem notícias sobre contas do Facebook violadas por hackers, ou simplesmente por pessoas próximas do utilizador que rapidamente ganham acesso à máquina e aos dados de autenticação. Se o login for automático, então o acesso é literalmente dado de bandeja. Se existir uma palavra-passe, mas esta for o nome do cão, do gato, do filho ou uma criativa mistura entre estes nomes e as datas de nascimento, então bastam três ou quatro tentativas para alguém entrar. Atualmente é muito fácil termos acesso a informações básicas sobre as pessoas e com isso descobrir as passwords. Depois existem os hackers mais competentes que conseguem entrar numa conta mais protegida. Os objetivos podem ser variados e nem sempre passam pelo envio de mensagens parvas a todos os amigos. Como podemos ver se a nossa conta foi “hackada”?

1 Na página do Facebook, carregue no botão com a seta em cima à direita e escolha definições > Segurança e Início de sessão > Onde tens sessão iniciada.

2 Vai aparecer uma lista dos dispositivos através dos quais acedeu à sua conta/onde ela está ativa, e respetiva localização. Se existir uma entrada que desconheça, poderá ter existido uma tentativa de acesso ou acesso ilegal.

3 Se detetar alguma destas entradas clique em Não és tu? No botão dos três pontos que está à direita do registo. Escolha Proteger conta. Terá de seguir alguns passos indicados pelo Facebook para fazer um diagnóstico à sua conta. Clique em Começar.

4 Para reforçar a segurança, siga até Definições > Segurança e Início de sessão > Configurar segurança adicional. Ative os alertas para receber notificações sempre que se ligarem à sua conta. Ative a autenticação de dois fatores para reforçar a password e escolha contactos da sua confiança para desbloquear a sua conta se esta for bloqueada.