Notícias



5 novos mandamentos da procura de emprego
Expresso


1 A regra dos CV formatados

Não utilize linguagem vaga ou robotizada — como “profissional orientado para resultados” — no seu currículo. Os recrutadores dão valor à sua história pessoal e querem profissionais que se distingam pela diferença e experiência noutras áreas. Conte a sua história.

2 A regra do uso do “eu”

Quem diz que não se podem apresentar CV na primeira pessoa está ultrapassada, defende Liz Ryan. Não só pode como deve. O CV é a sua principal ferramenta de autopromoção.

3 A regra do canal de candidatura

As candidaturas acontecem hoje, cada vez mais, através de redes informais. A regra que determina que a candidatura deve chegar através do portal de recrutamento da empresa está ultrapassada. Este é na verdade um dos pior canais para se candidatar. Use a sua rede de contactos ou enderece o seu currículo ao diretor de recursos humanos diretamente.

4 A regra das entrevistas unidirecionais

Pode e deve fazer perguntas ao recrutador durante a entrevista de seleção. Uma contratação é uma relação que deve servir duas partes. Não é só o empregador que tem de ter certezas de que você é a melhor pessoa para a função. O candidato também tem de estar certo de que aquela é a empresa onde se enquadra. Pergunte tudo.

5 A regra da negociação

Quem diz que o candidato não deve negociar as condições da oferta de emprego a menos que tenha outra alternativa está enganado. O mundo mudou. Os empregadores estão dispostos a ouvir sugestões dos candidatos e a repensar o processo.