Notícias



"Startups" nacionais exploram oportunidades da mobilidade
JORNAL DE NOTÍCIAS


Resolver um problema comum a todos os que querem ter um carro elétrico e receiam não ter adequadas soluções de carregamento é o mote da Movtz, uma startup portuguesa que tem o seu futuro alinhado com a expansão da mobilidade elétrica em Portugal. Esta é uma entre várias empresas que estão a posicionar-se para o novo mundo de oportunidades de negócio gerado pela evolução tecnológica e necessidade de reduzir a circulação automóvel nas cidades com emissões de CO2.

A Movtz nasceu da iniciativa de alunos e ex-alunos do curso de Engenharia Eletrotécnica da Universidade de Coimbra. A sua inovação, para o mercado nacional, reside numa tecnologia pensada particularmente para condomínios residenciais ou empresariais.

Num condomínio onde há vários utilizadores do sistema de carregamento elétrico, como garantir um sistema em que a energia gasta não seja paga por todos, mas só por aqueles que a utilizaram? É a esta pergunta que o fundador da Movtz, Rui Brito e Sousa, responde. "A solução está num equipamento, uma espécie de caixa de controlo, através da qual a tomada é ativada e desativada, fazendo desse modo a contabilização rigorosa da energia utilizada por cada utente, com a respetiva associação à sua fatura energética."