Notícias



AHETA: dezembro de 2017 foi melhor que o do ano anterior
Opção Turismo


Segundo o comunicado do Gabinete de Estudos da Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA) e no que concerne à evolução mensal da actividade do sector, o Algarve registou em dezembro uma taxa de ocupação global média/quarto foi de 39,9%, 2,3 pp acima da verificada no ano anterior.

De acordo com os dados provisórios revelados pela AHETA, o mercado nacional foi o que mais contribuiu para a subida verificada (+3,2pp).

Refira-se ainda que o mercado britânico (-3,6 pp) foi o que apresentou a maior descida.

Realce para as subidas registadas nos mercados espanhol, alemão e holandês.

  • Por zonas geográficas, as maiores subidas ocorreram nas zonas de Tavira (+8,4pp) e Vilamoura / Quarteira / Quinta do Lago (+6,7 pp). Albufeira, a principal zona turística do Algarve, registou uma subida de 4,0pp. As principais descidas ocorreram em Monte Gordo / VRSA (-10,5 pp) e Faro / Olhão (-8,0 pp).
  • Por categorias, assinala-se a subida nos aldeamentos e apartamentos turísticos de 3* (+7,7pp) e nos hotéis de 5 estrelas (+7,2pp).
  • O volume de vendas aumentou 12,3 por cento durante o mês.
  • Em termos acumulados, desde o início do ano, a taxa de ocupação quarto regista uma subida de 2,0% e o volume de negócios um crescimento acumulado de 10,0%.
  • A aumento da ocupação neste mês resultou, sobretudo, do aumento da procura por parte dos nacionais e, do facto de a passagem de ano, ter coincidido com um fim de semana alargado.