Notícias



Camião Tesla já é conhecido
TURBO


Após os vários atrasos na sua revelação, foi finalmente dado a conhecer o pesado de mercadorias da marca de Elon Musk. O camião Tesla começa a chegar aos clientes em 2019 e anuncia uma autonomia de 800km quando está a puxar o peso máximo de 36 toneladas em autoestrada. Nesta situação demora somente 20 segundos a atingir os 96km/h, mas se estiver sem o reboque este tempo reduz-se a uns incríveis 5 segundos (muito menos do que a maior parte dos utilitários no mercado!). Este é o resultado da utilização de quatro motores, colocados nas rodas traseiras do camião Tesla.

Outro dos destaques deste pesado vai para a segurança, pois além de ter vidros à prova de bala também recorre à tecnologia para evitar a ocorrência de manobras de tesoura (quando o reboque derrapa ao ponto de ficar num ângulo de 90º). Para isso o camião Tesla adapta automaticamente o binário para garantir que esta situação não acontece. Além disso, várias câmaras ajudam a aumentar a visibilidade e limitam os ângulos mortos. A fiabilidade promete ser outro ponto forte, pois a marca americana deixa a garantia de que este modelo não vai avariar durante o primeiro milhão de quilómetros percorridos.

Outra das novidades vai para a modalidade de carga. Após a marca ter criado os Supercarregadores (que acabam de chegar ao nosso país), o camião Tesla estreia os Megacarregadores, que vão ser ainda mais poderosos. Quando ligado a esta fonte de alimentação, o modelo alcança uma autonomia de 320km (40% do total) em apenas meia-hora. Um último destaque vai para a possibilidade de vários camiões seguiremem conjunto num modo de condução semiautónomo, em que um veículo lidera o comboio e os restantes seguem a rota determinada por este.