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Para a VW, a Classe X já serve para… o ‘picanço’: “É difícil disfarçar a Navara”
Observador


Num altura em que as pick-ups parecem estar na mira até dos construtores premium, com a Mercedes a lançar-se num segmento que até aqui desconhecia, eis que surgem as primeiras farpas à decisão da marca de Estugarda. Desta feita, tendo como origem a rival Volkswagen, cujo responsável pela Comunicação da marca de Wolfsburgo na Austrália, Paul Pottinger, veio já afirmar que “é muito difícil conseguir disfarçar a Nissan Navara”.

Para o mesmo responsável – ele próprio proveniente de um mercado onde as pick-ups têm um peso importante nas vendas –, o facto de a Classe X se parecer demasiado com a Nissan Navara (que é a base da pick-up de Estugarda), nem sequer é maior problema da proposta da Mercedes. Pelo contrário, o maior problema está, segundo Pottinger, no facto de a Classe X ter demasiadas semelhanças com o modelo japonês.

Se eu fosse um cliente, quase de certeza que ficaria surpreendido [com a qualidade]. É que, quando um cliente Mercedes abre a porta [da Classe X] e vê as mesmas dobradiças da Navara, as coisas podem complicar-se”, afirma.

Recorde-se que a Classe X não é sequer fabricada nas linhas de montagem da Mercedes, mas sim na fábrica da Nissan em Barcelona. De onde sairão as unidades destinadas aos mercados europeus, Austrália e África do Sul.

Já as unidades destinadas à América Latina, serão produzidas, a partir de 2019, na unidade de produção que a Renault possui em Córdoba, na Argentina. Onde, aliás, será também produzido o “alter-ego” francês da Nissan Navara (e, consequentemente, da Mercedes Classe X), a Renault Alaskan.