Notícias



IRS baixa para salários até 3200 euros por mês
Expresso


Quem tiver um salário bruto até 3200 euros mensais também vai beneficiar da descida do IRS prevista no Orçamento de Estado para 2018, de acordo com as contas feitas pela PwC para o “Jornal de Negócios”.

Apesar do Governo ter começado por pretender baixar o IRS para as famílias com rendimentos mais baixos, devido à pressão do PCP e BE, acabou por fazer um alívio mais alargado do imposto. Com a introdução de mais dois escalões do IRS em 2018 – passarão a ser sete no próximo ano –, os rendimentos mais elevados também acabaram por colher benefícios.

Segundo as contas da PwC, quem ganha um salário bruto de 1000 euros por mês – está no segundo escalão – irá sentir um alívio de 8,4% no seu IRS anual. Já quem ganha 1500 euros brutos mensais – está no terceiro escalão de IRS –poupará cerca de 5%.

Subindo aos 2300 euros brutos por mês, a redução será de 3,8% face a 2017. No patamar dos 3000 euros brutos por mês – está no penúltimo escalão de IRS – irá sentir-se um alívio de 2,3% face a este ano.

A redução de IRS vai sendo cada vez menor até se alcançarem os 3253 euros mensais – a partir deste ponto, os contribuintes não ganham nem perdem face a este ano, segundo as simulações da PwC.