Notícias



Empresa do Japão falsificou informação de material usado ​​em aviões e carros
Jornal Económico


A segunda maior economia da Ásia está a ser marcada por uma crise no ramo da metalurgia. A empresaKobe Steel anunciou que os seus funcionários falsificaram dados relativos à força e durabilidade de certas peças de alumínio e de cobre usadas em aviões, carros e possíveis foguetões espaciais.

A firma da indústria do aço, sediada no bairro japonês de Shinagawa, tem clientes mundialmente conhecidos como a Toyota, a Honda ou a Subaru, que já vieram a público dizer que utilizaram os materiais Kobe Steel sujeitos a falsificações, de acordo com a informação veiculada pela agência Bloomberg esta terça-feira.

A JP Morgan Securities do Japão estimou que este escândalo industrial pode custar a empresa até 15 bilhões de ienes (aproximadamente 112 milhões de euros) devido ao preço da substituição das peças, assumindo que 5% das vendas de produtos de alumínio foram afetadas. Como seria de prever, depois de o caso ter sido conhecido, as ações da terceira maior empresa siderúrgica do Japão foram afetadas, registando uma queda de 22%.

A situação da empresa japonesa gera mais preocupações com a integridade das fabricantes japonesas, depois de a Nissan ter chamado à oficina mais de 1 milhão de carros assim que o regulador descobriu que inspetores não autorizados aprovavam a qualidade dos veículos.