Notícias



Novas regras do BCE preocupam presidente do Parlamento Europeu
Jornal Económico


O chefe do Parlamento Europeu questionou as novas regras do Banco Central Europeu (BCE) no que respeita aos empréstimos bancários, escalando o diferendo entre Itália e o BCE no que respeita às novas medidas.

Numa carta enviada ao seu conterrâneo, Mario Draghi, Antonio Tajani revelou-se “profundamente preocupado” com as medidas – emitidas na passada semana – que obrigam a que, a partir de 2018, os bancos tenham mais capital guardado para colmatar o malparado.

A Itália, cujos bancos detêm cerca de 30% dos 915 mil milhões de euros de crédito malparado da Europa, reagiu mal a estas novas medidas, pedindo ao organismo que amenize as suas propostas. Na terça-feira, as ações dos bancos italianos voltaram a cair, o que vem acontecendo há cinco dias, no seguimento de relatórios que advertem para que os bancos transalpinos sejam afetados pelas novas medidas.

Tajani apelou a Draghi que envolva o Parlamento Europeu na tentativa de evitar um incidente institucional. “Questiono-me seriamente sobre se poderão ser impostas medidas adicionais a entidades supervisionadas sem que sejam envolvidos os legisladores no processo de tomada de decisões”, diz Tajani nesta missiva, a que a Reuters teve acesso.