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Turismo do Porto e Norte de Portugal diz que 'glamping' é "estratégico" para região
Jornal de Negócios


O presidente da Turismo do Porto e Norte de Portugal, Melchior Moreira, considerou este domingo que o ‘glamping’ é um "produto estratégico" na região e que está a afirmar-se de forma "consistente" no sector do turismo de natureza.

"É um conceito inovador que o nosso território está a saber absorver e, mais do que isso, está a adaptar às mais-valias do destino", declarou Melchior Moreira, numa entrevista à Lusa a propósito de as taxas de ocupação do ‘glamping’ (acampar com glamour) estarem, neste Verão, próximas dos 100%.

Apesar de a oferta de alojamento para o ‘glamping’ ser ainda "incipiente", segundo uma análise do presidente da TPNP, aquele fenómeno turístico está a revelar-se um "atractivo" para quem procura o Norte do País para o turismo de natureza.

"Este produto estratégico tem vindo a crescer de forma consistente de ano para ano e os nossos parceiros públicos e privados estão a ajustar-se e a reinventar-se para que a diversidade de experiências e de contacto com a região seja o mais personalizada possível", acrescentou, referindo que cada vez mais há apetência para a oferta de segmentos de luxo.

Segundo dados do TPNP relacionados com o turismo de natureza registou-se este ano e no acumulado de Janeiro a Julho, "uma subida de 8%" em relação ao mesmo período de 2016.

O Turismo de Natureza representa 37% dos turistas no Norte e é o "4.º factor de motivação na visita território" do Norte de Portugal. O turista de natureza fica em média quatro a cinco dias e vem sobretudo do norte da Europa e França, acrescenta a entidade do TPNP.