Notícias



Gastos dos portugueses com férias aumentam 40%
Jornal de Notícias


Valor despendido subiu desde 2012, mas continua abaixo da média da União Europeia.

É mais um sinal da recuperação da economia. Aos poucos, os portugueses vão voltando a gastar mais dinheiro. E as férias não são exceção. Os últimos dados do Gabinete de Estatísticas da União Europeia (Eurostat) revelam que, em 2015, cada português gastou em média 156,27 euros em estadias de pelo menos uma noite. É preciso recuar ao final da última década, antes dos anos da troika, para encontrar um montante tão elevado.

Em 2012, um ano depois do pedido de ajuda externa, os gastos dos portugueses com férias não ultrapassaram os 111,78 euros por dia. No ano seguinte, o valor foi ainda menor, com a média dos gastos a ficar pelos 106 euros. Em 2014, quando os credores abandonaram o país, a despesa com férias já ascendeu a 140,83 euros. Em quatro anos, o montante aumentou 40%.

Quando a duração da estadia aumenta para quatro ou mais noites, o valor médio gasto pelos portugueses cresce para 350 euros, uma subida também de 40% face aos 250 euros estimados pelo Eurostat para o ano 2012.

Mais despesa com restaurantes

Para Desidério Silva, presidente do Turismo do Algarve, "o aumento da disponibilidade para gastar entre os portugueses é óbvio e fez-se sentir sobretudo nos últimos dois anos nos hotéis e na restauração", declarou ao JN/Dinheiro Vivo. E a média dos gastos na região será superior ao valor estimado pelo Eurostat para o conjunto do país.

Ainda segundo o responsável, dos oito milhões de dormidas que a região mais a sul registou no primeiro semestre do ano, cerca de 1,4 milhões dizem respeito a visitantes nacionais. Um número que deverá disparar em flecha em agosto, garante Desidério Silva, que espera registar quatro milhões de dormidas de turistas portugueses só durante este mês.

Os mesmos dados do Eurostat revelam que, entre 2012 e 2015, os gastos com alojamento subiram 19,4%, passando de 29,6 euros para 35,36 euros por noite. As despesas com transportes mantiveram-se estáveis nos 36 euros enquanto os gastos em restaurantes e cafés registam a maior subida. Se, em 2012, os portugueses não gastaram mais de 25 euros por dia em restauração, em 2015, esse valor quase duplicou para os 48,46 euros.

Portugal abaixo da média

No entanto, apesar dos bons indicadores, Portugal continua muito longe da média europeia. As contas do Eurostat mostram que entre os 28 Estados-membros, os gastos com férias rondam os 320 euros em estadias mínimas de uma noite, e os 556 euros quando as visitas ultrapassam as quatro noites.

O primeiro lugar da tabela pertence ao Luxemburgo, com gastos na ordem dos 740 euros por dia, quase cinco vezes mais do que Portugal. Segue-se a Áustria, com 610 euros, Malta, onde as despesas rondam os 593 euros, e Bélgica, onde cada turista gastou 564 euros, em 2015.

Portugal continua a competir na liga dos últimos, tendo abaixo apenas a Letónia e a Roménia, onde os gastos não vão além dos 116 euros, e a Hungria, onde a despesa média ronda os 129 euros. Ainda com gastos inferiores a 200 euros por dia, mas acima de Portugal na tabela, surge a Bulgária com um valor a rondar os 160 euros.