Notícias



Número de carros de aluguer cresce cerca de 50% com ‘boom’ do turismo
Açoreano Oriental



Face aos dados do crescimento, o representante regional da ARAC alerta para perigos da massificação da oferta

O número de carros de aluguer em São Miguel é de cerca de três mil carros, um valor que representa um crescimento de 50 por cento na oferta desde o início do ‘boom’ do turismo em 2015, estima o representante regional da ARAC - Associação dos Industriais de Aluguer de Automóveis sem Condutor.

Face ao crescimento verificado no número de empresas deste setor o representante regional da ARAC, Luís Rego da empresa Ilha Verde, alertou para os perigos da massificação da oferta. “Se a oferta começa a ser muito superior à procura, poderá haver a necessidade de reajustes de frota, o que poderá no futuro prejudicar a rentabilidade de todas as empresas”, alertou, referindo que o crescimento da oferta pelo aluguer de veículos tem vindo a superar “em grande medida” o crescimento do número passageiros aéreos desembarcados em São Miguel.

Por outro lado, Luís Rego defendeu que a Região deve iniciar o estudo do número de viaturas de aluguer que cada ilha poderá comportar de forma a preservar e proteger o ambiente. Neste sentido, o empresário lembrou que esta prática já se aplica noutros destinos de ilhas por todo o mundo. Já o secretário-geral da ARAC, Joaquim Robalo de Almeida, realçou que  “com o incremento do turismo sobretudo a partir de finais de 2015 algumas empresas que operam a nível nacional decidiram apostar na abertura de filiais nos Açores, nomeadamente na ilha de São Miguel, o que levou a um crescimento significativo da frota de veículos de aluguer com vista a fazer face ao aumento da procura”.

A associação revelou que na Região existem nos Açores cerca de 110 empresas licenciadas para o exercício da atividade de aluguer de automóveis sem condutor em oito ilhas do arquipélago, e que algumas regionais empresas marcam presença em várias ilhas, como é o caso da Ilha Verde, da AutoAtlantis ou da 296.

A ARAC acrescentou que na Região a grande maioria das viaturas de aluguer da Região estão a operar na ilha de São Miguel, seguindo-se a ilha Terceira mas em número mais reduzido. Nas restantes ilhas o número é considerado quase vestigial, quando comparado com São Miguel. Joaquim Robalo de Almeida explicou ainda o crescimento verificado na Região com o facto de, no ano de 2016, os Açores terem sido a Região do país que registou o maior crescimento no turismo, tendo as novas ligações aéreas contribuído de forma decisiva para tal crescimento, lembrando que “a atividade de rent-a-car constitui um elemento essencial na composição de qualquer produto turístico, pois como é sabido sem mobilidade não existe turismo”. 

Na análise ao mercado de rent-a-car nos Açores, o dirigente da ARAC, revelou que o turismo representa 60 por cento deste mercado, dividindo-se pelo 42por cento pelos turistas portugueses e 58por cento estrangeiros. Os restantes 40 por cento por empresas e setor público.
 
Procura pode crescer seis por cento este verão
A ARAC estima que a procura por automóveis de aluguer no arquipélago possa crescer seis por cento a 2016, revelou o secretário geral da associação, que baseou esta estimativa nos dados do crescimento da procura do destino Açores.

Alerta para a necessidade  de atualizar a legislação 
O secretário-geral da ARAC, Joaquim Robalo de Almeida, apelou à necessidade de atualizar a legislação que regulamenta a atividade de “rent-a-car”. “Atualmente o problema maior com que se confrontam as empresas de rent-a-car a operar nos Açores, prende-se essencialmente com a existência de uma legislação que regulamenta a atividade, a qual na sua essência data dos anos setenta do século passado, não se encontrando adequada aos tempos atuais, nomeadamente aos sistemas informáticos de reserva e venda do produto rent-a-car”, alertou, referindo que “esta legislação está a causar sérios prejuízos económicos e de imagem às empresas e aos consumidores/turistas, que se vêm confrontados com situações que desconhecem por não existirem nos seus países, pelo que a bem do turismo e da economia nacional urge atualizar o quadro legislativo em apreço”.

Sixt e Guerín começam  a operar em São Miguel
A empresa de rent-a-car alemã Sixt e a portuguesa Guerín, que representa em Portugal a americana Enterprise, vão passar a operar diretamente em São Miguel a partir do dia 1 de julho e terão balcões no aeroporto de Ponta Delgada. Recorde-se que já em maio a empresa espanhola de aluguer de veículos Goldcar também iniciou atividade na Região.