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Rent-a-car compram 25 mil carros para responder ao boom do turismo
Diário de Noticias


As empresas de aluguer de auto-móveis compraram um total de 25 655 carros ligeiros nos primeiros cinco meses deste ano, um aumento de 26%, para responder ao boom do turismo. Só em maio foram quase oito mil carros novos.

"Este ano prevê-se um aumento de turistas entre os 10% e os 11% na época alta. Para os meses de verão, esperamos um crescimento no número de alugueres de 8%", adianta Joaquim Robalo de Almeida, secretário-geral da Associação dos Industriais de Aluguer de Automóveis sem Condutor (ARAC), em declarações ao DN/Dinheiro Vivo.

O turismo é o maior mercado das empresas de rent-a-car, representando já 60% do seu volume de negócios. Nos meses de julho e agosto, as empresas do setor deverão disponibilizar um total de 90 mil automóveis para os turistas.

A Europcar é uma das empresas que está a beneficiar deste aumento do turismo. A empresa de rent--a-car espera um crescimento de 8% nos alugueres nos meses mais quentes do ano, de acordo com Nuno Barjona, responsável de marketing da empresa que anunciou ontem a compra da espanhola Goldcar, definindo-a como "a empresa de aluguer de veículos a baixo preço mais importante na Europa". Para responder à maior procura turística, a Europcar abriu este mês uma loja temporária na marina de Troia (ver caixa). Estes dados surgem numa altura em que começam a nascer em Portugal várias alternativas de partilha de automóveis a turistas.

As compras de carros das empresas de rent-a-car, que estão também a aproveitar o bom momento do mercado para renovar as suas frotas, representaram, até final de maio, mais de um quarto dos 102 mil automóveis ligeiros vendidos no mercado português, segundo os números da Associação Automóvel de Portugal (ACAP).

"O rent-a-car é um canal importante para o mercado. Depois de ter superado a crise de 2012, tem vindo a recuperar", refere Hélder Pedro. O secretário-geral da ACAP lembra que "este setor cresce ao dobro do mercado português. O forte crescimento do turismo está a contribuir para isto, ao levar as empresas a aumentar a rotação das frotas a nível anual".

A esmagadora maioria da frota de carros de aluguer (90%) está concentrada nos três segmentos de carros mais pequenos: citadinos (segmento A), utilitários (segmentos B) e pequenos familiares (segmento C). Lisboa deverá registar um aumento na procura de carros de aluguer acima dos 10% no verão deste ano, segundo a ARAC, que representa 98% da frota de rent-a-car em Portugal. Porto e Algarve são as regiões que se seguem, e deverão registar um ganho de 10% ao longo da época alta. Os Açores surgem apenas no quarto lugar, com uma previsão de crescimento superior a 6% na procura de carros de aluguer, apesar do boom do turismo potenciado pela entrada das companhias aéreas de baixo custo no mercado.

Ingleses, a "âncora" do mercado

O Instituto Nacional de Estatística (INE) revela que os ingleses foram os turistas que mais visitaram Portugal nos primeiros quatro meses do ano. O mesmo acontece quando falamos no aluguer de automóveis: são a nacionalidade "âncora" do mercado do rent-a-car português, com uma quota de 40%, que "não registou qualquer diminuição" mesmo depois de serem conhecidos os resultados do referendo do brexit, refere Joaquim Robalo de Almeida. Os turistas franceses surgem em segundo lugar e representam 15% dos alugueres de automóveis em Portugal. Seguem-se os alemães, com 12% e os italianos, com 10%. Ao todo, esperam-se 21 milhões de turistas em Portugal este ano.

Apesar do reforço das frotas da maioria das empresas de rent-a-car, encontrar um carro para alugar nos meses de julho e agosto pode ser tarefa difícil, adianta ao DN/Dinheiro Vivo Joaquim Robalo de Almeida, secretário-geral da Associação dos Industriais de Aluguer de Automóveis sem Condutor. A razão é simples - a taxa de ocupação está já acima dos 90%.