Notícias



Grupo Europcar compra Goldcar e afirma-se como player importante no segmento low cost
Ambitur


O Grupo Europcar, empresa de serviços de aluguer de automóveis e um dos principais players no sector da mobilidade, acaba de anunciara assinatura de um acordo com a Investindustrial para a aquisição da Goldcar, a maior companhia low cost de aluguer de automóveis da Europa.

Com esta aquisição estratégica, a Europcar aumenta a sua exposição em três grandes motores de crescimento − a região do Mediterrâneo, o segmento de lazer e olow cost − tornando-se um dos principais players no segmento europeu de crescimento rápido, que é o segmento low cost. O grupo prevê que através daaquisição da Goldcar reforçará a sua experiência e knowhowem operações low cost e, portanto, melhorará significativamente as perspetivas de crescimento da receita da unidade de negócio low cost da Europcar.

A aquisição está sujeita às regras habituais, incluindo a aprovação por autoridades antitrust, e deverá estar concluída no segundo semestre de 2017. A transação proposta, que deverá gerar cerca de 30 milhões de euros em sinergias de custo por ano até 2020, é baseada num Valor Corporativo Empresarial de 550 milhões de euros e um EBITDA Corporativo Ajustado, pós-sinergia, em torno de 7x. O Grupo Europcar espera que a operação acentue substancialmente o seu lucro por ação a partir do fecho do primeiro balanço.

Um financiamento-ponte foi assinado por um sindicato bancário internacional para apoiar a oferta vinculativa da Europcar e cobrir as necessidades de refinanciamento administrativo e de frota da Goldcar. Para manter uma estrutura de capital eficiente e resiliente, o Grupo Europcar planeia angariar fundos num valor que represente até 10% do seu capital, sujeito a condições de mercado. Após a proposta de aquisição e mobilização de fundos, o espera alcançar um índice de Dívida Financeira Líquida para EBITDA abaixo de 3x até ao final de 2017.

Para a Caroline Parot, chief executive officer do Grupo Europcar, citada em comunicado, “este movimento estratégico está totalmente em linha com a nossa Ambição 2020 e aumenta a confiança na nossa capacidade de cumprir os objetivos que anunciámos em outubro de 2016 de atingir pelo menos três mil milhões de euros de receita anual e uma margem EBITDA ajustada no Grupo, pelo menos, de 14% até o final de 2020”.

Com a combinação da InterRent, Buchbinder e Goldcar, avança que o Grupo construirá “a plataforma e a escala que procuramos no segmento low cost. Esperamos, portanto, que nossa unidade de negócio low cost gere uma parcela significativa das nossas receitas no futuro e, mais importante, possa ancorar o desenvolvimento do Grupo como um todo.

E acrescenta: “Ajunção dos nossos dois negócios [Europcar e Goldcar] altamente compatíveis, não só criará um importante player no segmento low cost, mas também deverá oferecer sinergias significativas de custos e receitas para todo o Grupo.

Por sua vez, Juan Carlos Azcona, chiefexecutive officer da Goldcar garante que estão “muito entusiasmados por integrar o Grupo Europcar e estamos ansiosos para trazer o nosso know-how empresarial e conhecimentos do low cost“.