Notícias



Vai poder pagar impostos por débito direto este ano
Observador


Os contribuintes vão poder, até ao final deste ano, dar ordem ao banco para que os impostos sejam pagos por débito direto, como muitas pessoas já fazem com os pagamentos da eletricidade e da água, por exemplo. A revelação foi feita pelo Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Fernando Rocha Andrade, que indicou que irá haver um concurso público para contratar uma instituição financeira para gerir estes pagamentos e entregar o dinheiro ao Estado.

A medida está prevista no plano Simplex+ e chegou a prever-se que iria ser aplicada até ao final de 2016. Mas o processo atrasou-se por causa do concurso público para escolher o banco responsável por ir buscar os pagamentos às contas de cada contribuinte. A funcionalidade deverá estar disponível até ao final do ano, diz Rocha Andrade ao Diário de Notícias.

O contribuinte terá a opção de escolher quais impostos querem pagar por débito direto e a secretaria de Estado prevê que o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) e o Imposto Único de Circulação (IUC) automóvel são os principais candidatos ao pagamento automático — isto porque são os impostos que normalmente envolvem mais atrasos e esquecimentos, penalizados por coimas.