Notícias



Se estava à espera, esqueça. Porsche não terá modelos mais acessíveis
Observador


“Não existe, absolutamente, nenhuma intenção de irmos abaixo daquilo que hoje temos.” As palavras são de um dos mais altos responsáveis da Porsche, Detlev von Platen, e visam negar, de forma categórica, os rumores recentemente publicados por algumas revistas e sites da especialidade, que apontavam para a possibilidade de a marca de Estugarda estar a preparar o lançamento de um modelo mais pequeno e acessível do que o actual Macan. Por isso, se sonhava com a possibilidade de vir a adquirir um Porsche mais baratinho, esqueça: o 718 Boxster e o SUV compacto lançado em 2014, e que é já o seu modelo mais vendido na Europa, continuarão a assegurar o acesso à gama da Porsche.

Platen foi mesmo mais longe, sublinhando que, ao invés de ponderarem a adição de propostas mais baratas à sua oferta, os responsáveis da Porsche estão antes concentrados naquilo que a marca representa:

Somos um fabricante de automóveis desportivos. Não temos nada a ganhar com a criação de um Porsche mais barato no futuro. Não de trata de quantidade, mas da qualidade naquilo que fazemos”, referiu.

Não significa isto, todavia, que a Porsche não esteja a planear ampliar a sua oferta, nomeadamente através do desenvolvimento de uma inédita berlina desportiva de propulsão exclusivamente eléctrica, antecipada pelo espectacular protótipo Mission E.

Mas, segundo este responsável pelo fabricante alemão, a expansão de produtos também vai para além de novos modelos: “Se queremos ser consistentes com a estratégia de produto que temos tido, no futuro os nossos investimentos irão também para o desenvolvimento de novos serviços em torno do automóvel.” Por exemplo, e mais uma vez segundo von Platen, desenvolvendo uma funcionalidade de estacionamento que permita que o próprio veículo identifique o lugar disponível, guie o condutor até ao local e assegure o pagamento pela respectiva utilização.