Notícias



NOVOS PROTOCOLOS
Circulares Informativas ARAC 2010


ARAC/AUTOROLA

Como é do conhecimento de V. Exas., ao longo da sua existência a ARAC tem procurado celebrar protocolos que, para além de constituírem uma mais valia concorrencial, vão ao encontro das necessidades das empresas associadas e dos seus colaboradores.

Foi, pois, com o propósito de facultar às empresas associadas, melhores condições no escoamento das suas viaturas usadas, que celebrámos um Protocolo de Cooperação com a multinacional dinamarquesa Autorola, pioneira e especialista em remarketing online e leilões de veículos na internet para profissionais, a qual reputamos de grande qualidade.

A Autorola tem mais de 230 colaboradores e está presente em 16 países. Mais de 67.000 profissionais do sector automóvel estão registados na sua plataforma, dos quais mais de 2.500 são nacionais. A Autorola gere anualmente mais de 220.000 veículos.

No âmbito do presente Protocolo de Cooperação a Autorola irá dinamizar e gerir um Leilão Especial ARAC em http://www.autorola.pt/, onde os associados poderão colocar as suas viaturas com condições especiais para venda a profissionais do sector automóvel, de forma rápida, eficiente e com baixo custo.

A Autorola, sempre que seja solicitada a colocar viaturas no Leilão Especial ARAC ao abrigo do presente protocolo, compromete-se a proceder à identificação do associado, verificar o prazo de validade do cartão ou outro documento emitido pela ARAC.

Com o presente protocolo foram criadas condições de preços preferenciais para as empresas associadas da ARAC e membros aliados.

Para apreciação de V. Exas. juntamos um pequeno guia sobre como colocar as suas viaturas no Leilão Especial ARAC.

Para mais esclarecimentos sobre o Leilão Especial ARAC contacte os nossos serviços ou directamente a Autorola através do 217 528 130.

 

 

ARAC / DEKRA

Quando, após um acidente envolvendo veículos, é solicitada a intervenção das autoridades, é habitual ser elaborado um Auto de Ocorrência (AO) que, no entanto, e por si, não permitirá definir o grau de responsabilidade dos intervenientes no acidente em causa.

No entanto, a informação recolhida é da maior utilidade. Na verdade, o AO pode permitir conhecer, com a maior exactidão possível, os veículos e condutores intervenientes, o local do acidente e a sinalização ali existente, o sentido de marcha dos veículos, a localização dos veículos após o acidente, os vestígios deixados, as declarações dos intervenientes logo após o acidente, o registo de taxas de alcoolemia.

Tal informação, mesmo quando não é determinante, é da maior utilidade para a identificação das manobras que antecederam o acidente, o estabelecimento do nexo de causalidade, a análise da compatibilidade entre os danos reclamados e o acidente em questão, a identificação de circunstâncias que possam apontar para uma maior ou exclusiva responsabilidade de um dos intervenientes.

Estas as razões por que se recorre ao AO, nomeadamente em sede de discussão de responsabilidades e, igualmente, na análise dos danos e sua compatibilidade com o acidente participado.

Mas a obtenção de um AO tem sempre associados alguns constrangimentos, sobretudo no que respeita às diligências a efectuar e, particularmente, quando se trate de o conseguir junto de autoridades geograficamente distantes.

E é a estes constrangimentos que a ARAC pretende responder, no interesse dos seus associados, numa parceria que estabeleceu com a DEKRA. Por isso, a partir do site da ARAC, os seus associados poderão, de forma simples, preencher a requisição de um AO que lhes interesse e após o quê a DEKRA desenvolverá as diligências necessárias para a sua pesquisa, recolha e entrega aos interessados.

Contactos DEKRA

Serviço Exclusivo a Membros ARAC

Email. arac@dekra.pt

Tel. 244 820 890

http://www.dekra.pt/

http://www.dekra.com/

 

 

ARAC / FLEET DATA

Desde a sua constituição, que a ARAC, tem procurado de uma forma séria e profissional dar cumprimento ao seu objectivo primeiro e que é o de prestar apoio aos seus Associados. É uma actividade que sempre se traduziu pela prestação de serviços de qualidade e que os vários Departamentos da ARAC sempre deram boa conta, e pelo tratamento e divulgação de informação útil ao bom desempenho da Actividade.

Nesta linha de actuação, a ARAC escolheu a FleetData para o estabelecimento de uma nova parceria estratégica para o fornecimento de soluções de Market Intelligence para os seus Associados. Através desta parceria, a ARAC pretende proporcionar aos seus Associados e Membros Aliados as melhores e mais vantajosas condições de apoio ao exercício da sua actividade empresarial.

No passado dia 27 de Maio, na sede da ARAC, foi assinado o Protocolo entre esta Associação e a FleetData, empresa de referência no fornecimento de soluções de Market Intelligence para o mercado automóvel mundial. Foi lançada uma nova parceria estratégica para o fornecimento de novas soluções de Market Intelligence, com condições preferenciais para todos os sócios desta Associação.

Segundo o acordo estabelecido, a FleetData disponibiliza aos Associados e Membros Aliados da ARAC um conjunto de produtos e serviços com as respectivas características, vantagens e benefícios ajustados às necessidades específicas do mercado de aluguer de veículos sem condutor, tais como empresas de aluguer de curta duração, empresas de aluguer de longa duração e de aluguer operacional de veículos.

A FleetData é uma empresa do grupo FleetGlobal, especializada em market inteligence do sector automóvel. Com uma vasta experiência no mercado, oferece uma gama completa de produtos que respondem às necessidades de informação e instrumentos de tratamento de informação, de maneira a satisfazer a sua larga carteira de clientes conceituados em variados e distintos sectores de actuação do mercado automóvel global. Está actualmente presente em 12 países: Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, Reino Unido, Finlândia, Croácia, Eslovénia, Grécia, Brasil, Venezuela e Índia.

Para mais informações, consulte a página http://www.fleetdata.com/ .

Para qualquer esclarecimento adicional, agradecemos que contactem o Gabinete de Jurídico da ARAC, o qual se encontra ao vosso inteiro dispôr.