ARAC
28 Outubro 2020 | 17:17
Notícias
2020-10-28COSTA FERREIRA: “SALVÁMOS O SETOR COM A INTERRUPÇÃO DA LEI”
O setor das agências de viagens e operadores turísticos ainda está “em jogo”+
2020-10-28ALGARVE PROMOVE WEBINAR SOBRE FISCALIDADE E TURISMO
O Gabinete de Apoio ao Empresário da Região de Turismo do Algarve (RTA) vai promover a 3 de novembro, pelas 11h00+
2020-10-28Costa convoca Conselho de Ministros extraordinário para definir medidas de controlo da pandemia
O primeiro-ministro marcou com os partidos reuniões para sexta-feira e convocou para sábado um Conselho de Ministros extraordinário para definir novas "ações imediatas" para o controlo da pandemia da covid-19 em Portugal.+

Press - Releases

Press - Releases
12-08-2015
RENT-A-CAR - VERÃO DE 2015

O setor de rent-a-car está a registar no começo do Verão um nível de ocupação francamente satisfatório, tendo para tal contribuído o aumento do número de turistas e por outro lado o melhor ajustamento da frota disponível á procura.

A perseverança e o bem-fazer têm sido grandes conselheiros no desenvolvimento do negócio de rent-a-car em Portugal. E no rent-a-car sabemo-lo bem, pois temos trabalhado intensamente, remando, às vezes, contra a corrente, sem esquecermos nunca de apontar na direção certa: A satisfação do cliente.

O esforço desenvolvido pelo setor de rent-a-car tem contribuído para a recuperação positiva do mesmo.

Este setor de grande importância para a economia nacional muitas vezes olhado de forma menos atenta pelos nossos governantes é certamente um dos setores que mais contribui para a receita fiscal do país, pois é importante não esquecer que cerca de 26% das viaturas vendidas em Portugal destinam-se a empresas de rent-a-car, sendo por isso com toda a certeza e sem margem para qualquer dúvida o setor que contribui de maior forma para a receita do ISV – imposto sobre Veículos, IUC – Imposto Único de Circulação e IVA – Imposto sobre o Valor Acrescentado.

Este ano o rent-a-car adquirirá mais de 30.000 viaturas sendo responsável anualmente pelo pagamento em média de 80 milhões de euros de ISV, 350 milhões de euros de IVA e 15 milhões de euros de IUC.

O rent-a-car onde o peso do turismo é de 60% é assim um dos setores de grande peso na economia nacional, parceiro estratégico do Turismo e do setor automóvel nacionais.

É urgente que este setor seja dotado de um quadro legislativo ao nível dos demais países europeus de forma a permitir o seu crescimento harmonioso e captador de divisas que tão importantes são para o nosso país.

A atividade de aluguer de automóveis sem condutor em regime de curta duração (rent-a-car) em 2014 registou um significativo crescimento, na sequência do que já havia acontecido em 2013, verificando-se um aumento da faturação de cerca de 11% no que respeita ao aluguer de veículos ligeiros de passageiros.

No que respeita ao ano de 2015, tendo em conta os elementos estatísticos disponíveis até Junho estima-se um aumento da faturação de 5 a 8% face ao ano anterior.

O sector de rent-a-car espera que em Portugal se registe uma diminuição da sazonalidade e que com tal situação o sector tenha taxas de ocupação nos meses de Setembro a Dezembro melhores do que as registadas em anos anteriores.

Seguramente o sector de rent-a-car registará em 2015 um bom ano em matéria de Turismo. Portugal tem registado um aumento da procura turística a que não é alheia a melhor coordenação entre os agentes do sector, a crescente atratividade do destino Portugal e o trabalho de promoção efectuado pelas instituições ligadas á promoção turística.

Sendo certo que Portugal tem sido premiado nos últimos tempos como destino turístico, tais prémios ainda não são suficientes para recuperar os lugares perdidos, devendo continuar a investida na forte promoção do destino Portugal e a consequente recuperação das empresas ligadas ao turismo, onde naturalmente se inclui o rent-a-car.

Urge pois:

1- Reforçar o turismo português para a realização de megaeventos;

2- Aumentar a captação de divisas e a entrada de turistas estrangeiros, com o consequente aumento das receitas oriundas do turismo internacional;

3- Incentivar os portugueses a viajar em Portugal, melhorando a qualidade e competitividade do produto turístico destinado a clientes nacionais, criando inclusivamente pacotes específicos para turistas nacionais, com vista a claro aumento das taxas de ocupação;

Deverão também os vários operadores do sector trabalhar no sentido de conhecer cada vez melhor o turista, o mercado e o território, bem como estruturar da melhor forma os destinos turísticos.

A nível político dever-se-á fomentar e qualificar os serviços turísticos; estimular o desenvolvimento sustentável da atividade turística; fortalecer a gestão descentralizada, atribuindo às associações sectoriais um papel de colaboração e parceria cada vez mais importante, bem como promover a melhoria de um ambiente jurídico favorável ao desenvolvimento da atividade turística, eliminando os custos de contexto que são muitas das vezes responsáveis pela estagnação no exercício das atividades económicas.

A atividade de aluguer de automóveis sem condutor (rent-a-car) é um sector com grande significado para a economia portuguesa e especial para o Turismo, representando em grande parte o produto turístico nacional, pois não podemos esquecer que é o primeiro e o último produto turístico utilizado por quem nos visita.

O número de veículos adquiridos por empresas de rent-a-car em 2015 é francamente superior ao de 2014, registando um aumento nos primeiros 6 meses do ano de 25% no que respeita a veículos de passageiros e de 2% no que respeita a veículos de mercadorias.

Também ao nível do mercado empresarial, o rent-a-car tem ganho, ou melhor dizendo recuperado importância a nível da escolha deste produto por parte das empresas.

No ano em curso o aluguer de curto e médio prazo tem vindo a aumentar a sua procura - O empresário tem uma grande flexibilidade de ajustar a frota às suas necessidades.

Lisboa, 21 de Agosto de 2015

Joaquim Robalo de Almeida

Secretário-Geral


Área Reservada
PEÇA AQUI O SEU SELO "CLEAN & SAFE"
EMPRESAS JÁ DETENTORAS DO SELO "CLEAN & SAFE"
Quer Alugar Carro?
Siga-nos
Seara.com